sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Continuando a aventura na Biblioteca Nacional

Gente, ontem foi um dia e tanto. Foram tantas aulas e o trânsito estava tão engarrafado que eu cheguei em casa muito cansada. Tive aulas com o professor Stephan Shaefer  um professor alemão, especialista em desinfestação de acervos em ambiente de anóxia. Desculpe, minhas amigas blogueiras e meus visitantes devem estar se perguntado que palavrão é esse, anóxia? Explico já. Esta técnica consiste em elimar pragas como brocas, cupins, traças e etc., que atacam os arquivos,  as bibliotecas e os museus, através da eliminação de oxigênio e os bichinhos morrem de inanição. O método é simples pois não se usa produtos qímicos pesados que fazem tanto mal aos profisionais da área, aos usuários e ao acervo (papel principalmente). O professor Stephan é o bam bam bam desse método no Brasil  e dá aulas até em universidades da Europa. Meu principal objetivo aqui nor Rio era assistir a sua aula. Ninguém cochilou e nem piscou durante sua fala. Ao final enchemos o professor de perguntas e ele prontamente esclareceu todas as nossas dúvidas. O intervalo para o almoço foi de apenas 30 minutos, mas valeu a pena.


A foto do professor peguei aqui pois as que eu tirei ficaram todas escuras

Hoje, visitamos o laboratório de reprodução (microfilmes e digitalização) da BN. Todos os funcionários na maior boa vontade tiraram as nossas dúvidas e nos receberm com muito carinho.
Os periódicos do seculo passado sendo preparados para microfilmagem



O cartaz da sala cofre com ambientação (calor e umidade) controlados 24 horas por dia.

Agradeço muito as queridas amigas blogueiras pela força nessa minha aventura pelo RJ. Meu filho Vitor está bem melhor e volta para a escola na segunda feira. Continuo aqui até na quinta pela manhã quando  volto para Vitória-ES. Respondo especialmente para minhas amiga Dorinha que sou bibliotecária sim, graças a Deus.
Aos queridos e queridas que passam por aqui deixo o meu abraço.

4 comentários:

Açuti disse...

Oiii

To passando só pra te desejar um excelente fim de semana!!!

bjksss

Luciana Casado disse...

Oi Gi!! Que tudo este teu curso!!
Ah... está rolando uma promoção no blog, vai lá conferir quando tiver um tempinho!
Bjus, Lu

emerson mansano disse...

Oi Gi1

Nossa, vc nem tem ideia de como curto esse universo em que está...

Devo ter nascido bibliotecária em outras encarnações....hehehe

Fico feliz que esteja bem!


beijoooooo

Maria Lúcia - Asas da Imaginação disse...

Oi Givanna! Fico feliz em saber que o filhote já se recuperou e que o curso está valendo a pena.
Desejo-lhe uma semana cheia de bençãos do nosso Criador.