domingo, 13 de junho de 2010

Blogagem Coletiva Espiritual Ecumênica




ESPIRITUALIDADE É REPENSAR NOSSA EXPERIÊNCIA DE FÉ
Parei para pensar nesse tema e como colocá-lo aqui de maneira que ficasse  claro e ecumênico. Vocês já devem saber que professo a fé católica, mas acho fundamental o respeito a fé das pessoas e ao direito que todos têm de pensar diferente, de viver a sua espiritualidade da melhor forma possível.

Pensando nesse direito percebi que não há outro jeito de expor o meu pensmento para essa blogagem coletiva de hoje. Vivo minha experiência de fé numa Comunidade Eclesial de Base, a comunidade de Santo Antônio. Essa experiência me enriquece a cada dia, me faz mais forte a cada momento de comunhão que vivo lá. A festa de nosso padroeiro que está acontecendo nesse final de semana é um desses momentos. Para mim (veja bem, para mim, pois sei de pessoas que vivem diferente a sua fé) não há como experimentar Deus sozinha, em casa. Deus é Trindade, portanto, na forma que eu entendo, Deus  é comunidade.
                                

Nosso padroeiro é Santo Antônio, dos Pobres, de Pádua ou de Lisboa. A minha experiência de fé passa pela história de Antônio. Um rapaz de família abastada que abandonou a riqueza para viver a sua fé e a defesa dos mais fracos.

                                                

 Santo Antônio, comovia-se com a situação dos pobres e  distribuíra entre eles todo o pão do convento. Isso e uma experiência de fé - a partilha.



Hoje é dia de Santo Antônio e o seu testemunho nos ensina que é preciso partilhar pão e coração e assim construir um mundo melhor, independente da fé que professamos.

Desejo um dia de muita fé e partilha para vocês.

10 comentários:

orvalho do ceu disse...

Olá, minha querida
Mais uma vez você, profundamente, retalhou bordando a sua fé com seu post tão bem preparado... muito pessoal com firmeza e devoção.
Participou, lindamente, da nossa BLOGAGEM COPETIVA ESPIRITUAL ECUMÊNCIA... e ainda fez a gentileza de respeitar as diferenças que será matéria para outro post em breve... MUITO OBRIGADA de coração.
Também porque professo a mesma fé que vc, me dediquei anos à Devoção de S. Antônio e à distribuição dos pãezinhos. O povo simples vai, mediante sinais sensíveis, cultivando a sua Fé como pode compreender e segue se superando e vencendo!
Tenha ótimo Domingo e mais tarde vou participar também dos festejos por aqui, pois nossa Paróquia é dos Franciscanos também. Já imaginou, amiga? Vai ser muito bom!
Bjs cheios de fé para vc e ótima semana.

chica disse...

Linda tua participação e que tenhas uma linda semana, cheia de bênçãos!beijos,chica

She disse...

Passando pra te deixar um beijo e desejar uma linda semana!
She

Jacinta Dantas disse...

É Giovanna,
penso que partilhar é o nosso aprendizado de fé e compromisso na experiência da espiritualidade. Embora esteja distante da vida comunitária, esse legado estará comigo em todo o meu caminhar. É fortuna que ninguém tira.
Bjs

Ah! do meu jeito, também participei hoje dessa blogagem.

Mara D'Almeida disse...

Ei Giovanna!
Muito bom esse momento para nós católicos, que vivenciamos a nossa comunidade. E Nosso Santo Antônio é muito forte e intecessor. Linda sua postagem e sua devoção por Deus, Santo Antônio e nossa Comunidade.
Abraços fraternos, de sua amiga.

Glorinha L de Lion disse...

Oi Giovanna, minha avó sempre trazia o pão de santo Antônio pra não faltar comida em casa...minha mãe colocava no pote de farinha.
Vim te agradecer sua amizade e carinho, foi importante saber que tanta gente torcia por mim , pelo meu renascimento nesses dias de "exílio".
Obrigada, amiga.
beijos.

Unknown disse...

OI Giovana, muito lindo o tema desta blogagem!

Quero agradecer seu carinho e dizer que estou de volta à blogosfera! Já tem post com novidades!! Beijocas

Lúcia Soares disse...

Giovana, para mim a fé é fundamental. Não consigo separar minha vida de Deus, de Maria, Jesus, José, meus santos todos, que são meus amigos e intercessores.
A fé é muito bonita, misteriosa e indescritível. Ou se tem, ou não se tem.
Beijos e boa semana!

orvalho do ceu disse...

Giovana, para mim não dá pra ser diferente. Precisamos uns dos outros e sem respeito isso é impossível.
Bjs.

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Giovanna,
Muito bonita sua experiência de fé.
Também acho que viver a fé em comunidade é muito importante, e que é essencial repartir o pão e o amor.
bjs