segunda-feira, 30 de maio de 2011

Boas Vindas ao Pedro

Num  trenzinho cheio de amor vem chegando o Pedro.
O coração de sua mãe transborda de felicidade. O papai não vê a hora de o acolher e proteger em seus braços.

Para anunciar sua chegada, bordei  esse quadrinho a pedido do tio Vianês.

Seja Bem Vindo Pedro Augusto!

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Vinte e Dois Anos

27 de maio de 1989

Soneto do Amor Total

Amo-te tanto, meu amor ... não cante
O humano coração com mais verdade ...
Amo-te como amigo e como amante
Numa sempre diversa realidade.

Amo-te afim, de um calmo amor prestante
E te amo além, presente na saudade.
Amo-te, enfim, com grande liberdade

Dentro da eternidade e a cada instante.
Amo-te como um bicho, simplesmente
De um amor sem mistério e sem virtude
Com um desejo maciço e permanente.

E de te amar assim, muito e amiúde
É que um dia em teu corpo de repente
Hei de morrer de amar mais do que pude.

Vinícius de Moraes

.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Na Esquina do Tempo, nº 50



Acabei de ler o livro da querida Glorinha. Em cada capítulo precisei parar para refletir e pensar pois em cada palavra  senti como se falasse com minha alma. Glorinha se desvenda aos leitores através dos contos e das mulheres que descreveu. Nos presenteia  se desnudando mas também nos convida  a olhar para dentro de nós, para que  possamos nos conhecer, perceber nossos limites e a nossa força.

Para mim é realmente um livro de reflexão, que nos apromxima dessa amiga tão querida, mas que antes de tudo,  nos revela a mulher ou as mulheres que somos. Como já disse uma vez aquim, Glorinha é Glorinha, uma mulher que transforma palavras em poemas, que transforma  pingos e pontos em presentes.

Então quem sou eu para falar qualquer coisa sobre essa escritora, que tem o dom da escrita, que se expressa com maestria. Mas peço licença para dizer que  "Na esquina do tempo,nº 50" nos leva a reconhecer que temos um endereço comum, um lugar que em algum momento de nossas vidas, todas nós, nos econtraremos. Parabéns Glorinha!!

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Rosélia na Série Eu Também Sei Cozinhar

A Rosélia do blog Espiritual-idade gosta muito de  fazer docee. Então hoje na nos presenteia com essa receita maravilhosa. Final de semana chegando, fica aí uma boa dica.




Bolo com pudim de leite condensado

Primeiro passo:
Bolo de caixinha, respeitar o procedimento da embalagem... marca a gosto...

Segundo passo:
Pudim de leite condensado
1 l de leite condensado da sua preferência
4 ovos
1 medida iagual à lata de leite condesnsado de leite
Bater bem batido no liquidificador

Terceiro passo:
Caramelize a forma a ser utilizada
Coloque a massa do bolo primeiro
Em seguida, o pudim devagar com o auxílio da colher de pau...

Terá uma serpresa: Depois de assado em banho maria, o pudim ficará em cima do caramelo e o bolo na posição contrária ao que foi colocado...
Roséli ame disse que esse bolo tem o nome (entre amigos católicos) de bolo do padre... quando vêm almoçar em sua casa, eles adoram. A parte clarinha é a do bolo e a moreninha é a do pudim. Comemos duas gostosuras de uma vez.

Essa receita é mesmo  maravilhosa. Fiz e deu muito certo. Uma delícia. Rosélia obrigada querida por ter enviado a receita e a foto para a Série. Se você quiser participar mande seu e-mail para: giovannavalfre@gmail.com 

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Bordados Para Bordar a Vida - Editado

O artesanato é uma terapia maravilhosa. Como me acalma, me tranquiliza tem sido um grande aliado nos momentos de dor e tristeza. O problema é que os últimos meses tenho tido pouco tempo para me dedicar aos bordados e ao artesanato. Agora tenho outro trabalho a noite e isso me toma muito tempo. Mesmo assim, ainda recebo  encomendas e tenho tentado dar conta de tudo.


Presentinho para funcionária aqui do Centro de Documentação


Toalhinhas para o Heitor

Os detalhes dos bordados
É feito com muito carinho para acolher quem está chegando nesse mundo.
Ainda tem outros na fila e em andamento.

Na segunda feira, as 12h30, meu cachorrinho Dany que morava conosco há 14 anos, teve um ataque cardíaco fulminante e morreu. Estamos todos tristes lá em casa. Quando chego a noite sinto falta da acolhida dele no portão. Saudades!!

Vitor com Dany quando chegou lá em casa

Dany aos 12 anos lindo e faceiro.

terça-feira, 17 de maio de 2011

No Lugar do Presídio, uma Praça

Moro num bairro relativamente novo, construído na  década de 90. O bairro planejado, chamado de Cidade Continental é um  conjunto habitacional e nos foi entregue no início do ano de 1996. Temos como vizinho um dos bairros mais violentos do município de Serra, que melhorou muito sua infra estrutura nas últimas administrações e logicamente com a construção do nosso bairro. Mas, apesar das melhorias, no final do bairro Novo Horizonte e na entrada do nosso, havia um presídio. Na década de 70 era apenas uma delegacia, mas depois, com os problemas do sistema carcerário, acabou por se transformar, nos anos 80, em presídio que acolhia (nem sei se essa é a palavra correta) estupradores  (imagine bem os vizinhos que tínhamos). Mas nas duas últimas décadas o governo perdeu o controle de tudo. Com o aumento da criminalidade ali tiveram que guardar, prender qualquer tipo de criminoso. Para piorar a situação em 2006 foram instaladas ali as celas metálicas, conhecidas como 'celas micro-ondas',  denunciadas ao plenário do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas (ONU).


Celas micro-ondas


Muito parecido com um campo de concentração

Fico pensando se alguém, em sã consciência, acredita que desse lugar pode sair homens regenerados. E se a sociedade não vai pagar um preço alto por tudo isso.

Imagina chegar no lugar que você escolheu para viver, criar os seus filhos e ver esse cenário. Mas do que a cena triste e repugnante, o  pior era ouvir os gritos e os tiros que saíam dali. Ouvir, deitada em minha cama,  os estrondos das rebeliões. Saber das torturas, dos maus tratos, das mortes violentas me incomodavam e muito. Nem tenho coragem de mostrar aqui as imagens bizarras, horríveis, tantas e tantas vezes mostradas pela imprensa local, que dencunciavam a super lotação. Para conhecer essa realidade pode entrar aqui.

Foto da demolição de ontem (Jornal Folha Vitória)

O presídio foi desativado há alguns meses atrás. Claro que após muita pressão da comunidade, dos defensores dos Direitos Humanos e após visita do Conselho Nacional de Justiça, que determinou a imediata desativação das celas. Mas mesmo depois de desativado, o prédio, símbolo da barbárie, continuava lá, como uma mancha triste na história de nossa comunidade.

O presídio foi embora. Foi construído um novo Complexo Penitenciário no Município, mais afastado da cidade. Muitas vezes me pergunto se não transferiam de lugar o problema. Basta apenas construir presídios? Não seria mais barato prevenir a violência, cuidar das crianças e dos jovens? Será que não seria mais viável reformar o sistema penitenciário para que os que lá se encontram tenham uma outra chance, uma nova oportunidade? Será que ainda não perceberam que quem vai pagar a conta de um sistema mal gerenciado, desgovernado é a própria sociedade?

Hoje de manhã, a caminho do trabalho, paramos o carro porque fiz questão de tirar uma foto depois da demolição de ontem. Já consigo visiualizar o local com uma linda praça.  Dizem que uma escola também está prevista no projeto, então me lembrei da frase de Victor Hugo: "Aquele que abre uma porta de escola, fecha uma prisão"


A praça terá o significativo nome de PRAÇA DA LIBERDADE.

Fiz questão de mostrar essa realidade pra vocês, queridos amigos. Estou aqui sobrevivendo, com o coração ainda apertado, sem conseguir falar do que passa aqui dentro de mim. Então, com saudades de vocês mostro o que vai no entorno de onde vivo. Amanhã postarei meus bordados, que tanto me ajudam nesses dias de tristeza. E em seguida voltarei com a Série: Eu também Sei Cozinhar, com um prato preparado pela Rosélia.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Encontro de Blogueiras para Alegrar Meu Coração

Ontem nos encontramos. Recebi as amigas queridas aqui no Convento São Francisco, onde trabalho, para o Encontro de Blogueiras. Fiz sala para as amigas na sala de leitura do Centro de Documentação.

Lanche partilhado e conversa gostosa. Preparei capuccino para aquecer o encontro no friozinho de final de outono.

Da Esquerda para a direita, Diovani Favoreto (diovanifavoreto), que tem um blog sobre história do Espírito Santo, mas  precisando de atualização urgente, né Diovani?  Justina, que não tem Blog mas é amiga da Rosélia e sempre prestigia nossos encontros, Eu, Jacinta do Florescer e Rosélia do Espiritual-idade

Pouca gente mas o encontro foi muito agradável e é claro isso nos anima a promover outros.


Lembrancinhas que preparei para as amigas


Eu e Rosélia com as benção de João XXIII

Amigos queridos estou ausente do Blog, devendo visitas e comentários. Mas estou num momento muito difícil. Uma tristeza tão grande que não quero, de maneira nenhuma passar nem um pouquinho pra vocês. Ma vou sobreviver. As vezes me pergunto como, mas sei que vou. O encontro de ontem trouxe alegria e consegui esquecer um pouco das angústias que andam pelo coração. Tenham paciência comigo.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Vamos Nos Encontrar em Vitória?

Aproveitando a vinda de Rosélia do Espiritualidade a Vitória, vamos nos encontrar dia 10 de maio de 2011 e  colocar o papo em dia. Todos os que quiserem participar serão muito bem vindos. Confirme a sua presença e saiba de todos os detalhes  pelo e-mail: giovannavalfre@gmail.com 

Parque Pedra da Cebola - Vitória ES